Atenção: abaixo você lerá uma tradução livre do texto The Real Iron Throne do autor George R. R. Martin. Clique aqui para ler o texto original.


Sim, eu sei, o título é um pouco oxímoro.

O trono de ferro não é real. Ele não existe. Eu o inventei. Disse que era feito de espadas derretidas, mas na verdade ele foi feito de palavras, como todas as construções ficcionais.

Ah, mas é real para mim. Isso é parte do que significa ser um escritor. Se você não entendeu onde eu quero chegar, leia meu antigo breve conto “Portraits of His Children”. Quando eu escrevo sobre o Trono de Ferro eu o VEJO na minha mente…e tento descrevê-lo o melhor possível. Sem ser um ferreiro, no entanto, eu martelo as palavras, me esforçando ao máximo para fazer vocês leitores, verem o que eu vejo.

Na maioria das vezes isso funciona…embora, como o recente bafafá sobre o episódio Red Viper, a imagem formada na mente dos leitores e a formada na mente do escritor, nem sempre se alinham perfeitamente. Com o trono de ferro, porém, o processo tem sido, particularmente, frustrante. Diversos artistas fizeram suas versões do Trono de Ferro no passar dos anos. Alguns chegaram quase lá, outros nem tanto, mas nenhum deles foi muito exato. Suas versões nunca corresponderam com o que eu via com os olhos da minha mente.

E ai veio a série, e a versão da HBO do Trono de Ferro.

trono de ferro - HBO

Eu sou realista sobre essas coisas, e sei perfeitamente que para milhões de espectadores ao redor do mundo, o Trono de ferro da HBO é O Trono de Ferro, e sempre será. Ele está em todo lugar, capas de livros, revistas e em lugares que não tem nenhuma conexão com a série. Diga Game of Thrones e as pessoas vão associar com o Trono de Ferro da HBO.

E, bem, de certa maneira o trono da HBO é mais real do que o meu jamais poderia ser. Eles realmente FIZERAM o deles (embora não seja tecnicamente feito de ferro). Existe um no set em Belfast’s Paint Hall e no mínimo outros seis viajando pelo pais fazendo aparições promocionais em convenções, exibições e coisas do tipo. Eles aparecem em estações de trem e parques. Milhares de pessoas possuem uma foto deles sentados no Trono de Ferro, incluindo celebridades. Assim como eu, por várias vezes.

No Reino Unido, a Sky Atlantic tem o seu próprio Trono de Ferro, que também viaja para ajudar a promover a série. O Canal+ também tem um, na Espanha. Os tronos espanhóis e britânicos são variantes, de alguma maneira diferentes do trono da HBO, mas mesmo assim similar nos aspectos mais importantes. Eu estive sentado em ambos também.

O trono da HBO se tornou icônico. E também não poderia deixar de ser, uma vez que tem um design fantástico e serviu para o show muito bem. Existem réplicas e pesos de papel feitos dele em três tamanhos diferentes. Todo mundo o conhece. Eu amo e tenho todas essas replicas bem aqui, exibidas nas minhas prateleiras.

E mesmo assim, mesmo assim…ainda não está certo. Não é o Trono de Ferro que eu imagino quando estou trabalho no The Winds of Winter. Não é o trono que eu queria que meus leitores vissem. O jeito que o trono é descrito nos livros…ENORME, desmedido, preto e retorcido, com as escadas íngremes de ferro na frente, o assento alto onde o rei olharia para BAIXO em direção a todos na sala…meu trono, o MEU trono é uma besta encurvada que paira sobre a sala do trono, feio e assimétrico.

O trono da HBO não é nada disso. É grande sim, mas não tão grande como descrito no romance. E por uma boa razão. Nós temos um trono enorme no set em Belfast, mas não tão grande o suficiente para sustentar o Trono de Ferro que eu pintei, uma vez que neste caso precisaríamos de algo muito maior como por exemplo St. Paul’s Cathedral ou Westminster Abbey, e nenhum set tem tanto espaço assim. A versão do livro do Trono de Ferro não iria nem passar pelas portas do Paint Hall.

Então você me pergunta, como o Trono de Ferro realmente se parece? Fico feliz de você ter perguntado. Ele se assemelha a isso:

O verdadeiro trono de ferro

Esse eh o Trono de Ferro pintado pelo fantástico Marc Simonetti (E se você ainda não possui o calendário Ice & Fire de 2013 dele, é melhor correr, metade do ano já passou) para a sequência, The World of Ice and Fire. Isso é um rascunho, não a versão final, então o que você verá no livro estará mais bem acabado. Mas Marc chegou mais perto em capturar o trono de ferro que eu imaginei, do que qualquer outra tentativa de outros artistas. A partir de agora, ESTE será a referência que darei a qualquer artista que recriará a cena da sala do trono. O trono de ferro é maciço. Feio. Assimétrico. É um trono feito por ferreiros martelando juntos espadas semiderretidas, quebradas, retorcidas e arrancadas das mãos de homens mortos ou rendidas por inimigos derrotados… um símbolo de conquista…ele tem os detalhes que eu descrevo, e a altura também. Do topo, o rei domina a sala do trono. E possui milhares de espadas, não apenas algumas.

Esse trono de ferro é assustador. E não é confortável para se sentar, assim como Aegon pretendia.

Olhe as suas obras, poderosas, e desesperem-se.